sábado, 27 de março de 2010

27 semanas




Pouco mais há a acrescentar. A barriga cresce, mais 1 cm 1/2 desde os último post e mais 1kg, se bem que a massa gorda se mantém nos 22%. Não me sinto mais pesada ou sequer mais cansada, pelo contrário, sinto-me até muito cheia de energia e muito feliz sempre que o meu bebé decide manifestar-se. É delicioso sentir esta vida dentro de mim.Os treinos de estrada abrandaram, não por decisão ou necessidade mas por falta de companhia. As companheiras de treino andam com outros compromissos e não fazendo treinos específicos limito-me a acompanhá-las em treinos mais " softs". As provas começaram o que faz com que ao fim de semana as companhias que normalmente tinha para andar, nem sempre estejam disponíveis. Tenho investido mais no ginásio, alternando entre dias de aulas e dias de corrida com um pouco de trabalho de força nas máquinas.


Hoje andei de bicicleta, não se pode dizer que tenha sido um treino, foi mais um passeio. Muito agradável por sinal, o tempo ajudou e apesar de interrompidos, aqui e ali, no total foram 40km altamente energizantes pelo contacto com a natureza, o sol, os cheiros primaveris e a magnífica vista da Ria Formosa. A bicicleta é, realmente, um meio de transporte fantástico. Penso que o meu bebé usufruiu em muito de todo este "empowering" e do "felling" positivo que me acompanhou ao longo do dia.


Mamãs felizes geram bebés felizes e saudáveis.

segunda-feira, 8 de março de 2010

25 semanas...

Ultrapassei a fasquia dos 60kg, mais 5 do que tinha antes, com 23% de massa gorda, comecei com 16%. O perímetro abdominal está agora nos 85cm e a barriga tem o aspecto de uma bola de rugby.

Em termos gerais sinto-me muitíssimo bem, no meu dia-a-dia ainda não me vi condicionada em nada por estar grávida. É fantástico. O corpo vai mudando, o bebé relembra-me diariamente da sua presença, mexendo-se e o tempo vai passando sendo que já estamos no último trimestre.

A actividade física tem-se mantido, um pouco atrapalhada pelas condições atmosféricas adversas mas ainda assim com alguma regularidade. Já não faço abdominais, está fora de questão. Posição decúbito ventral (barriga para baixo) também já não funciona, de resto está tudo bem.

A carga horária semanal nestas últimas 2 semanas baixou pois não fiz os treinos longos de estrada que normalmente faço ao fim de semana, a chuva quase que constante não convida a treinos longos, se bem que este fim-de-semana já consegui fazer um treino bom de 3 horas e ½ no domingo - 90 Km a um ritmo simpático, sem qualquer tipo de desconforto.

Baixei o ritmo de corrida para 10.5Km/h já que a este ritmo consigo manter a pulsação abaixo das 150 bpm. O cycle e as aulas de localizada mantêm-se como até aqui.